terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Rothenburg ob der Tauber, no sul da Alemanha, a bela cidade medieval!

Fotos Marlene Junges


Uma das diversas torres medievais da cidade.




A linda cidade de Rothenburg ob der Tauber se localiza no estado da Baviera, Alemanha, na região administrativa de Mittelfranken, distrito de Ansbach. O que leva a cidade a atrair anualmente milhares de turistas, é o fato de ter conseguido preservar suas construções medievais, como o antigo muro ao redor do centro histórico. A cidade está localizada acima do vale do rio Tauber, e fica na chamada Rota Romântica (Romantische Straße), no sul da Alemanha, a 109 km de Nürnberg. O distrito de Detwang é a parte mais antiga, tendo sido fundado no ano de 960 e foi a primeira comunidade do vale do Tauber. O rei Conrado III, construiu um castelo imperial em 1142, o que teve como consequência o crescimento das vilas das redondezas. Após a morte de Friedrich (duque de Rothenburg) o castelo foi abandonado, mas a cidade continuou crescendo e, através dos anos, passou a se destacar como centro comercial. Muitos anos depois, o rei Rudolf von Habsburg elevou Rothenburg a uma cidade de império livre. Em 1356, um terremoto destruiu o castelo imperial completamente e, também, boa parte da cidade. Em 1400, tendo já cerca de seis mil habitantes, Rothenburg era considerada uma das maiores cidades do império. Em 1945, foi atacada pelas forças aliadas, que destruiram a parte leste, onde mais de 40% dos antigos prédios foram incendiados. Anos mais tarde, praticamente tudo foi reconstruído através de financiamentos mundiais. Atualmente, é protegida por leis de preservação.



A cidade é repleta de charmosas casas antigas, denominadas de "fachwerkhaus". As vitrines das lojas são extremamente bem decoradas, com brinquedos, artigos natalinos (durante o ano todo) e artigos típicos como vinhos da região, geléias, canecos de chopp, xícaras, etc. Não é difícil encontrar hospedagem, pois há inúmeros pequenos hotéis e pousadas, onde a simplicidade e o bom gosto se aliam à simpatia dos proprietários. Bons restaurantes, cafeterias e padarias complementam o ambiente aconchegante de Rothenburg ob der Tauber. Em todas as padarias se encontra um produto típico da região: o chamado "Schneeballen". Trata-se de tiras de uma massa frita, enroladas em formato de bola, coberta de açúcar e canela. Os recheios são bastante variados, como côco, marzipan, nozes, marmelada, chocolate, licor, baunilha, etc. Rothenburg ob der Tauber é pequena, para conhecê-la o melhor é ir caminhando. No centro de informações turísticas pode-se obter mapas em vários idiomas além de outras informações adicionais. Atividades culturais são oferecidas durante todo o ano, mas o que mais encanta os turistas são as roupas medievais, mostrando séculos de história, que a população usa sempre no mês de setembro. Também há visitas guiadas, individuais ou em grupos, em alemão e inglês, com duração de uma hora e meia. As saídas acontecem no "Markplatz", ao lado da prefeitura. Não existem ônibus circulando pela antiga cidade medieval, e poucos carros se aventuram a passar pelas ruas estreitas. Melhor é estacionar no entorno da cidade, curtir as caminhadas e descobrir coisas novas e inusitadas em toda parte.


































Antigo muro que cerca o centro histórico e que protegia a cidade.

















Visite o site: www.rothenburg.de

5 comentários:

  1. Lenna, o paraíso tem nome: Alemanha! Beijos e obrigada pelo link.

    ResponderExcluir
  2. Que céu azul lindo em algumas fotos dessa cidadezinha quase cenográfica. Um encanto!!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Deus do céu, que cidade é esse hein??? Muito bonita e charmosa, é como viver há centenas de anos atrás!!!!!!!!!!! Adorei!!!

    Você não tem fotos da cidade com neve? Adoraria vê-la no inverno!

    Parabéns pelo blog!!! Demaiiiiis mesmo!!! =)

    ResponderExcluir
  4. nossa muitoo legal mesmo , adorei

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Acabo de visitar pela primeira vez seu blog, e gostei muito do que vi! Está de parabéns por tudo, especialmente por esse post sobre a Rothemburg! Eu estou simplesmente apaixonada por essa cidade, e o que mais quero é visitá-la ano que vem! Você mora na Alemanha ou foi só a passeio mesmo? Gostaria que você visitasse meu Blog, que também é sobre viagens! Vou gostar muito! Aí vai o endereço: www.lembrancasdeumcaminho.blogspot.com
    Um abraço, e mais uma vez, Parabéns!

    ResponderExcluir